A Roseta é uma publicação da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), uma organização acadêmica sem fins lucrativos. A ABRALIN defende que a pesquisa científica realizada nos centros acadêmicos deve alcançar o grande público, cumprindo assim um seu objetivo social: promover o pensamento crítico e o diálogo entre pesquisadores e a comunidade como um todo. Além disso, a ABRALIN comunga com o posicionamento de que a popularização da ciência é uma ação de inclusão social: dar acesso a conhecimentos básicos sobre a ciência e seu funcionamento, de maneira que populações social e economicamente excluídas possam entender o seu entorno, ampliar suas oportunidades e atuar politicamente com conhecimento de causa. A popularização da Linguística tem como missão a democratização do conhecimento transposto em linguagem clara e acessível, vinculado com as coisas do cotidiano.

O nome da revista faz alusão à Pedra de Roseta, fragmento de uma estela de granodiorito do Antigo Egito contendo inscrições em grego, hieróglifos e demótico. A pedra é hoje vista como representando chaves que abrem portas para um passado (e uma escrita) até então inacessível: como ler os hieróglifos?

Em geral, a Linguística não é conhecida fora dos cursos de Letras. A proposta da Roseta é fazer a mediação entre o saber acadêmico e a sociedade.

Participe deste projeto e colabore com a popularização da Linguística no Brasil.

Toda a produção publicada na Revista Roseta pode – e deve – ser reportada no Currículo Lattes, na seção Educação & Popularização de C&T > Texto em jornal ou revista.

O ISSN da revista é 2674-7774

A Roseta foi avaliada como C no Qualis Capes de 2017-2020.

A Roseta não se responsabiliza pelas opiniões, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, que são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Sabia mais sobre a importância da popularização da ciência: http://cnpq.br/por-que-popularizar.