Brasil, um país multilíngue

Cerca de 200 línguas são faladas no Brasil - e são cerca de 200 línguas maternas. Dado esse quadro de multilinguismo, é sempre bom lembrar - ou descobrir - que o português não é a língua materna para muitos que nascem no território nacional.

Desde o ano 2000, celebra-se no dia 21 de fevereiro o Dia Internacional da Língua Materna. Segundo a ONU, essa data deve ser observada como um esforço para promover a diversidade cultural, linguística e o multilinguismo. Aqui na Roseta, entendemos que as comemorações pelo Dia Internacional da Língua Materna são uma excelente oportunidade para olharmos para a realidade linguística do nosso país e para entendermos a importância que a língua materna tem para seus falantes.

No Brasil, a data é ainda pouco conhecida e celebrada. Afinal, para a maioria das pessoas o nosso país pode parecer um país de uma língua só, e, portanto, o Dia Internacional da Língua Materna seria um dia para pensar e promover o português que falamos. No entanto, cerca de 200 línguas são faladas no Brasil – e são cerca de 200 línguas maternas. Dado esse quadro de multilinguismo, é sempre bom lembrar – ou descobrir – que o português não é a língua materna para muitos que nascem no território nacional.

Por esse motivo, a Roseta aproveitou a data para mostrar um pouco do trabalho de alguns linguistas que estudam essas outras línguas maternas do nosso país e as formas de promovê-las e preservá-las. Temos um texto de Paulo Henrique de Felipe e Wilmar da Rocha D’Angelis, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas, sobre a diversidade das línguas indígenas brasileiras. No texto, os autores discorrem sobre como se criou o mito de que o Brasil é monolíngue, apresentam semelhanças e diferenças entre algumas línguas indígenas e o português e nos relembram porque é vital que trabalhemos para preservar a nossa diversidade linguística. Temos também o texto de Ronice Müller de Quadros e Marianne Rossi Stumpf, pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina, sobre a Língua Brasileira de Sinais. Nesse texto, que foi publicado em Libras, as autoras apresentam alguns fatos sobre essa língua, sua importância para a comunidade surda brasileira e o papel de destaque que Libras vem ganhando nos estudos dos linguistas brasileiros.

Deixamos o convite para que outros linguistas que estudam as línguas faladas no Brasil nos mandem seus textos, e desejamos a todos uma boa leitura!