Escopo da Revista e periodicidade de publicação

A Roseta é uma revista de divulgação científica na área dos estudos linguísticos. Um dos seus objetivos é publicar artigos produzidos em Libras (através de vídeos) que divulguem, para o público não acadêmico, as pesquisas em linguística que são produzidas no país. Por esse motivo, o vídeo deve ser compreensível para pessoas que não possuam qualquer formação acadêmica na área de Letras ou Linguística.

Os vídeos devem versar sobre temas da linguística. O autor pode escolher dar ênfase a conceitos ou teorias linguísticas, a métodos usados pelo linguista no seu trabalho ou mesmo a resultados de pesquisas já publicadas em forma de livro, tese, dissertação ou artigo científico. Outras possibilidades de abordagem de questões relacionadas aos estudos da linguagem podem ser consideradas pela Comissão Editorial. Em caso de dúvida, o autor deve entrar em contato através do e-mail <[email protected]>

Serão publicados vídeos em Libras de pesquisadores que atuam na área dos estudos linguísticos e que produzam textos que dialoguem com o conhecimento científico produzido na área. Não há requisito mínimo de titulação.

A revista aceita vídeos em Libras em fluxo contínuo e a publicação será feita de forma constante. Os vídeos aceitos serão dublados para o Português por uma equipe de tradução designada pela Comissão de Política Linguística da Roseta. O vídeo será publicado assim que aceito e dublado por essa equipe. A depender da data de publicação, o vídeo será indexado em um dos dois volumes organizados anualmente: janeiro-junho ou julho-dezembro.

O artigo será referenciado pelo seu autor, mas constará na publicação também o seu tradutor, que poderá citar o artigo como “Tradução” em seu currículo. O tradutor responsável pela dublagem ganhará um certificado da revista.

A revista não publica vídeos destinados a um público especializado de linguistas.

Diretrizes para a publicação de vídeos em Libras 

O vídeo deve ter, no máximo, 15 minutos (preferencialmente entre 10 e 15 minutos). 

É importante salvar o vídeo em algum Drive ou outro meio similar e, logo em seguida, enviar o link para o e-mail <[email protected]>. O arquivo do vídeo deve estar em AVI ou MP4.

A resolução de tela deve ser FullHD 1920×1080 ou HD 1280×720 e 29 fps. O fundo do vídeo deve estar na cor azul ou verde, de maneira homogênea, sem qualquer material afixado.  

A iluminação deve ser adequada de maneira a permitir a visualização clara do sinalizante e evitar sombras.

Sobre o vestuário, o sinalizante deve fazer uso de vestimenta simples, lisa, de cor única, sem estampas e de manga curta, três quartos ou comprida. A vestimenta deve ser de cor sólida e deve contrastar com a cor da pele do sinalizante, de maneira a evidenciar a sinalização. Nesse sentido, devem ser evitados fundo e vestimenta em tons próximos ao tom da pele do sinalizante. Sugerimos vestimentas com as cores azul, preto ou vermelho. A tonalidade da cor, se claro ou escuro, fica a critério de escolha do sinalizante. A vestimenta pode ter a gola redonda, em V ou gola polo, sem decotes ou gola alta.   

É importante que o sinalizante atente para o cabelo e tenha cuidado para que o penteado não cubra as expressões faciais. Preferencialmente, os cabelos devem estar presos.

No vídeo, as mãos devem estar sem acessórios que possam interferir na comunicação. Acessórios discretos que não atrapalhem a visualização são permitidos.

Quando for necessário fazer a datilologia (soletração manual), deve ser observada a velocidade, de forma que não impeça o leitor de entender a mensagem.

Sinalize de forma clara, expressiva, simpática e sem exageros. É permitido o uso de sinais regionais, pois podem facilitar a compreensão do leitor. Ele pode identificar os sinais e associá-los à sua convivência social.

Em relação à posição do sinalizante na filmagem, este deve estar centralizado no enquadramento da filmagem, de frente, para que a sinalização possa ser visualizada claramente. Sugerimos que o vídeo seja produzido de modo que o sinalizante, com os braços abertos, caiba aproximadamente no limite dos contornos da filmagem, de uma extremidade a outra dos membros superiores. A distância da extremidade da cabeça com a margem superior do quadrante deve ser de aproximadamente 6 cm, e a distância entre as mãos sobrepostas (com os cotovelos dobrados a 90º) com a margem inferior do quadrante também deve ser de aproximadamente 6 cm. A câmera deve ser posicionada em suporte para que não haja trepidação na filmagem.

O texto deve incluir uma descrição do autor que seja compreensível para o público leigo. Por exemplo, em vez de “Maria da Silva é doutora em Linguística com especialização em psicolinguística e estuda o processamento de informações sintáticas”, é mais adequado fazer a apresentação como “Maria da Silva é doutora em Linguística. Ela estuda como a mente humana é capaz de representar e compreender sentenças”.

Ao enviar o vídeo, o autor deve indicar em qual (ou quais) das seguintes áreas o texto está inserido: Alfabetização e Letramento, Análise do Discurso, Análise do Texto, Aquisição da Linguagem, Ciências do Léxico, Ensino de Língua(s), Fonética, Fonologia, Línguas de Sinais, Línguas Indígenas, Linguística Computacional, Linguística de Corpus, Linguística Histórica, Morfologia, Neurolinguística, Pragmática, Linguística Aplicada, Psicolinguística, Semântica, Semiótica, Sintaxe, Sociolinguística e Tradução.

Em caso de dúvidas sobre como organizar um texto de divulgação científica, acesse os artigos já publicados na revista e o nosso Guia do Autor. Consulte também o Guia de Divulgação Científica da RedPOP.

Ao submeter um texto à Roseta, o autor atesta que o trabalho submetido é de sua autoria. A revista não se responsabiliza pelas opiniões, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, que são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Avaliação

Os vídeos submetidos à Roseta são avaliados por dois pareceristas considerando-se duas dimensões: (i) adequação das informações abordadas pelo texto e (ii) adequação da forma do texto à proposta de divulgação científica.

Em relação à dimensão (i), o vídeo será analisado para verificar a consistência das informações e dos conceitos apresentados ao público. Para decidir pela publicação, os critérios avaliados são os seguintes:

1A) Os conceitos mobilizados para apresentar o conteúdo do vídeo estão definidos corretamente.

1B) O vídeo apresenta conhecimentos produzidos na área da linguística de uma maneira interessante, objetiva e clara, mas sem simplificações que possam torná-los banais ou incorretos.

Em relação à dimensão (ii), o artigo será analisado em sua forma para verificar se o texto é uma peça de divulgação científica para o público leigo. A revista Roseta não publica artigos científicos especializados; portanto, o texto será analisado considerando os critérios elencados abaixo.

2A) O destinatário do vídeo é um público composto por pessoas que não são especialistas em linguística.

2B) O vídeo elege um tópico específico sobre os estudos linguísticos.

2C) A apresentação do tópico tem potencial de despertar a atenção de pessoas que não são especialistas em linguística.

2D) O vídeo não usa nomenclaturas específicas da linguística, ou, se as usa, lhes dá uma definição clara.

2E) O texto evita citações desnecessárias e faz menção a autores e conceitos, somente em casos estritamente necessários, sem recorrer a citações em um formato acadêmico (por exemplo, o texto evita usar “Segundo Foucault (1987)”, e utiliza “Segundo o filósofo francês Michel Foucault”).

Para saber com mais detalhes o que cada uma dessas perguntas analisa, consulte nosso Guia do Autor com dicas para divulgação científica em linguística.