ESCOPO DA REVISTA E PERIODICIDADE DE PUBLICAÇÃO

A Roseta é uma revista de divulgação científica na área dos estudos linguísticos. Seu principal objetivo é democratizar o conhecimento, fazendo o diálogo público sobre temas linguísticos com a sociedade. Por esse motivo, o texto deve ser de fácil compreensão para pessoas que não possuam qualquer formação acadêmica na área de Letras ou Linguística. Acreditamos que a aproximação entre ciência e população seja capaz de empoderar indivíduos e oferecer condições para refletir sobre suas relações com o outro e a língua(gem).

A característica da popularização é o diálogo fluido com o público não especializado, não a mera exposição de conhecimento. Embarcar numa viagem com o leitor se mostra mais promissor que a transmissão vertical de informações. Conectar o conhecimento produzido na academia com o dia a dia é um método interessante de capturar o leitor, mostrando-lhe por que a ciência (Linguística) é relevante. Dar uma forma estética ao conteúdo veiculado é uma opção na popularização. Humor é outro elemento que não costuma ser usado em textos acadêmicos, mas é muito bem-vindo em textos de popularização. Esse é o novo desafio da popularização da Linguística: a forma de se conectar com o leitor.

Serão publicados textos de pesquisadores que atuam na área dos estudos linguísticos e que dialoguem com o conhecimento científico produzido na área, ou seja, fundamentando e referenciando seus argumentos. O propósito do estudo citado deve ser resumido, bem como algumas informações acerca do autor, que facilitam a empatia. Informar onde trabalha o autor citado e qual era o objeto do estudo faz o leitor se sentir mais próximo de outra pessoa que a referência via (sobrenome, ano).

A revista aceita artigos em fluxo contínuo e a publicação será feita de forma constante, publicando-se o texto assim que ele for aceito. A depender da data de publicação, o artigo será indexado em um dos dois volumes organizados anualmente: janeiro-junho ou julho-dezembro. Não há requisito mínimo de titulação.

A revista não publica artigos destinados a um público especializado de linguistas, e também não publica resenhas de livros ou teses.

DIRETRIZES PARA AUTORES

Deve ser submetida, obrigatoriamente, uma versão em português do texto. O autor pode optar por enviar também uma versão adicional em inglês. O objetivo da versão opcional em inglês é fomentar a internacionalização da pesquisa produzida no país.

Os textos devem ter, no máximo, 5000 caracteres (excluindo-se os espaços). Eles devem ser enviados para o e-mail <[email protected]> em um arquivo de texto editável. Junto ao texto, devem ser indicados três pequenos trechos que mereçam destaque na publicação (veja um exemplo aqui). Figuras e imagens devem ser enviadas em um arquivo separado e não devem violar restrições de copyrights. Ao submeterem seus textos, os autores devem zelar por sua autoria e originalidade, uma vez que a revista não admite plágio ou apropriação indébita de ideias, imagens ou fragmentos de texto.

O texto deve incluir uma descrição do autor que seja compreensível para o público não especializado. Por exemplo, em vez de “Maria da Silva é doutora em Linguística com especialização em Psicolinguística e estuda o processamento de informações sintáticas”, é mais adequado fazer a apresentação como “Maria da Silva é doutora em Linguística. Ela estuda como a mente humana é capaz de representar e compreender sentenças”.

Por fim, o autor deve indicar em qual (ou quais) das seguintes áreas o texto está inserido: Alfabetização e Letramento, Análise do Discurso, Análise do Texto, Aquisição da Linguagem, Ciências do Léxico, Ensino de Língua(s), Fonética, Fonologia, Línguas de Sinais, Línguas Indígenas, Linguística Computacional, Linguística de Corpus, Linguística Histórica, Morfologia, Neurolinguística, Pragmática, Linguística Aplicada, Psicolinguística, Semântica, Semiótica, Sintaxe, Sociolinguística e Tradução.

Em caso de dúvidas sobre como organizar um texto de divulgação científica, acesse os artigos já publicados na revista e o nosso Guia do Autor.

Ao submeter um texto à Roseta, o autor atesta que o trabalho submetido é de sua autoria. A revista não se responsabiliza pelas opiniões, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, que são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

AVALIAÇÃO

Os textos submetidos à Roseta são avaliados por dois pareceristas considerando-se duas dimensões: (i) adequação das informações abordadas pelo texto e (ii) adequação da forma do texto à proposta de divulgação científica.

Em relação à dimensão (i), o artigo será analisado para verificar a consistência das informações e dos conceitos apresentados ao público. Para decidir pela publicação, os critérios avaliados são os seguintes:

1A) Os conceitos mobilizados para apresentar o conteúdo do artigo estão definidos corretamente.

1B) O texto apresenta conhecimentos produzidos na área da linguística de uma maneira interessante, objetiva e clara, mas sem simplificações que possam torná-los banais ou incorretos.

Em relação à dimensão (ii), o artigo será analisado em sua forma para verificar se o texto é uma peça de divulgação científica para o público leigo. A revista Roseta não publica artigos científicos especializados; portanto, o texto será analisado considerando os critérios elencados abaixo.

2A) O destinatário do texto é um público composto por pessoas que não são especialistas em linguística.

2B) O texto elege um tópico específico sobre os estudos linguísticos.

2C) A apresentação do tópico tem potencial de despertar a atenção de pessoas que não são especialistas em linguística.

2D) O texto não usa nomenclaturas específicas da linguística, ou, se as usa, lhes dá uma definição clara.

Política de direitos autorais

As publicações da Abralin seguem os termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0). Dessa forma, fica permitido ao(s) autor(es) ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, do material extraído dessa obra, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessa obra, desde que sejam atribuídos os devidos créditos à criação original.