ESCOPO DA REVISTA E PERIODICIDADE DE PUBLICAÇÃO

A Roseta é uma revista de divulgação científica na área dos estudos linguísticos. Seu objetivo é publicar textos que divulguem, para o público não acadêmico, as pesquisas em linguística que são produzidas no país. Por esse motivo, o texto deve ser de fácil compreensão para pessoas que não possuam qualquer formação acadêmica na área de Letras ou Linguística.

Os textos devem versar sobre temas da linguística. O autor pode escolher dar ênfase a conceitos ou teorias linguísticas, a métodos usados pelo linguista no seu trabalho ou mesmo a resultados de pesquisas já publicadas em forma de livro, tese, dissertação ou artigo científico. Outras possibilidades de abordagem de questões relacionadas aos estudos da linguagem podem ser consideradas pela Comissão Editorial. Em caso de dúvida, o autor deve entrar em contato através do e-mail .

Serão publicados textos de pesquisadores que atuam na área dos estudos linguísticos e que escrevam textos que dialoguem com o conhecimento científico produzido na área. Não há requisito mínimo de titulação.

A revista aceita artigos em fluxo contínuo e a publicação será feita de forma constante, publicando-se o texto assim que ele for aceito. A depender da data de publicação, o artigo será indexado em um dos dois volumes organizados anualmente: janeiro-junho ou julho-dezembro.

A revista não publica artigos destinados a um público especializado de linguistas.

DIRETRIZES PARA AUTORES

Deve ser submetida, obrigatoriamente, uma versão em português do texto. O autor pode optar por enviar também uma versão adicional em inglês. O objetivo da versão opcional em inglês é fomentar a internacionalização da pesquisa produzida no país.

Os textos devem ter, no máximo, 5000 caracteres (excluindo-se os espaços). Eles devem ser enviados para o e-mail em um arquivo de texto editável. Junto ao texto, devem ser indicados três pequenos trechos que mereçam destaque na publicação (veja um exemplo aqui). Figuras e imagens devem ser enviadas em um arquivo separado e não devem violar copyrights.

O texto deve incluir uma descrição do autor que seja compreensível para o público leigo. Por exemplo, em vez de “Maria da Silva é doutora em Linguística com especialização em psicolinguística e estuda o processamento de informações sintáticas”, é mais adequado fazer a apresentação como “Maria da Silva é doutora em Linguística. Ela estuda como a mente humana é capaz de representar e compreender sentenças”.

Por fim, o autor deve indicar em qual (ou quais) das seguintes áreas o texto está inserido: Alfabetização e Letramento, Análise do Discurso, Análise do Texto, Aquisição da Linguagem, Ciências do Léxico, Ensino de Língua(s), Fonética, Fonologia, Línguas de Sinais, Línguas Indígenas, Linguística Computacional, Linguística de Corpus, Linguística Histórica, Morfologia, Neurolinguística, Pragmática, Linguística Aplicada, Psicolinguística, Semântica, Semiótica, Sintaxe, Sociolinguística e Tradução.

Em caso de dúvidas sobre como organizar um texto de divulgação científica, acesse os artigos já publicados na revista e o nosso Guia do Autor. Consulte também o Guia de Divulgação Científica da RedPOP.

Ao submeter um texto à Roseta, o autor atesta que o trabalho submetido é de sua autoria.

AVALIAÇÃO

Os textos submetidos à Roseta são avaliados por dois pareceristas considerando-se duas dimensões: (i) adequação das informações abordadas pelo texto e (ii) adequação da forma do texto à proposta de divulgação científica.

Em relação à dimensão (i), o artigo será analisado para verificar a consistência das informações e dos conceitos apresentados ao público. Para decidir pela publicação, os critérios avaliados são os seguintes:

1A) Os conceitos mobilizados para apresentar o conteúdo do artigo estão definidos corretamente.

1B) O texto apresenta conhecimentos produzidos na área da linguística de uma maneira interessante, objetiva e clara, mas sem simplificações que possam torná-los banais ou incorretos.

Em relação à dimensão (ii), o artigo será analisado em sua forma para verificar se o texto é uma peça de divulgação científica para o público leigo. A revista Roseta não publica artigos científicos especializados; portanto, o texto será analisado considerando os critérios elencados abaixo.

2A) O destinatário do texto é um público composto por pessoas que não são especialistas em linguística.

2B) O texto elege um tópico específico sobre os estudos linguísticos.

2C) A apresentação do tópico tem potencial de despertar a atenção de pessoas que não são especialistas em linguística.

2D) O texto não usa nomenclaturas específicas da linguística, ou, se as usa, lhes dá uma definição clara.

Para saber com mais detalhes o que cada uma dessas perguntas analisa, consulte nosso Guia do Autor com dicas para divulgação científica em linguística.