Roseta é uma publicação da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), uma organização acadêmica sem fins lucrativos. A ABRALIN defende que a pesquisa científica realizada nos centros acadêmicos deve alcançar o grande público, cumprindo assim um seu objetivo social: promover o pensamento crítico e o diálogo entre pesquisadores e a comunidade como um todo. Além disso, a ABRALIN comunga com o posicionamento de que a popularização da ciência é uma ação de inclusão social: dar acesso a populações social e economicamente excluídas conhecimento básico sobre a ciência e seu funcionamento, de maneira que possam entender o seu entorno, ampliar suas oportunidades e atuar politicamente com conhecimento de causa.

A revista Roseta tem por objetivo divulgar trabalhos acadêmicos na área da Linguística realizados no Brasil. Trata-se não apenas de um canal para pesquisadores compartilharem resultados de seus estudos – que muitas vezes permanecem injustamente desconhecidos -, mas sobretudo para o público nacional e internacional conhecer o que vem sendo produzido no Brasil na área da Linguística. O nome da revista faz alusão à Pedra de Roseta, fragmento de uma estela de granodiorito do Antigo Egito contendo inscrições em grego, hieróglifos e demótico. A pedra é hoje vista como um símbolo de informações essenciais de um campo de conhecimento.

Participe deste projeto e colabore com a popularização da Linguística no Brasil.

Toda a produção publicada na Revista Roseta pode – e deve – ser reportada no Currículo Lattes, na seção Educação & Popularizição de C&T > Texto em jornal ou revista.

Sabia mais sobre a importância da popularização da ciência: http://cnpq.br/por-que-popularizar.